quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Europa 6o e 7o Dia - Bruxelas e Brugges - Belgica

Olá  familia, amigos e amigas. Estou aproveitando enquanto aguardo o onibus para irmos a Holanda e já vou escrevendo aqui do hall do Hotel em Brugges sobre o 6o e 7o dias em Bruxelas e Brugges. Bem no sexto dia (segunda-feira) logo cedo saimos para Bruxelas, uma viagem que deve durar no maximo tres horas e saimos as oito horas em ponto. Porém aqui descobri uma malandragem (pensa que é só brasileiro que faz malandragem humm ledo engano) a guia da excursao, muito simpatica, e as vezes dura (como dizem os latinos aqui "que carater"tiene essa senhora) rsrsrs, como dizia Che "hay que endurecer sin perder la ternura jamas", pois assim es Trini ( de Trinidade) que a meu ver tem muita paciencia pois não é facil cuidar de 56 marmanjos e todos com manias e esquesitices. Bem vamos a malandragem, ela distribui uma mochila da Mapaplus, pequena e bonita para todos e diz que e para em Brugges que vamos ficar um dia fazermos uma pequena maleta pois não iriamos baixar as malas do onibus. Até aí tudo bem. Porém depois de duas horas de viagem ela para para que todos possam ir ao banheiro tomar um café etc. essa parada dura uma hora. Depois continuamos e uma hora e meia depois ela diz para todo mundo descer e almoçar na estrada, aí percebo a jogada. Ela atrasa a viagem de proposito, pois assim quando chegamos a Bruxelas uma guia local que fala bem espanhol entra no onibus e começamos um Tour pelo local e como o jantar está incluido vamos ficar liberados lá pelas 21hs e nos deixam no Hotel. Qual a malandragem, dessa forma eles pagam apenas um pernoite e aumentam seus lucros. Pois poderiamos tranquilamente chegarmos em Bruxelas ao meio dia irmos para o Hotel  e depois fazermos o resto já hospedados. Outra coisa que me chamou a atençao nesse momento, foi que eu e mais umas oito pessoas ficamos em um  Hotel enquanto a maioria ia para outro Hotel. A guia Trini me explicou que isso era porque minha agente de viagem no Brasil (HM Tour - Marzi) pediu uma qualidade melhor de hotel (obrigado Marzi) e ficamos em Hoteis 4 estrelas e o resto do grupo fica em Hotel tres estrelas. Apesar de ser bom isso, divide o grupo e os que fiz amizade ficaram no outro Hotel, assim foi em Bruxelas e Brugges, de fato os melhores Hoteis que fiquei na Europa até aqui. Então a malandragem e que ficam nos enrolando na estrada para chegarmos um pouco mais tarde e aí nos levam a passear e no Hotel pagam pernoite. O onibus é de pessima qualidade, pois não tem banheiro dentro e não é confortável como os onibus brasileiros. Perguntei para Trini e ela me disse que na Europa é proíbido banheiro no onibus, além do que não se pode beber e nem comer durante a viagem, permitem apenas agua que é vendida pelo motorista por 1 euro a garrafa. Bem vamos as cidades. Bruxelas, capital da Europa, onde fica o parlamento Europeu e que tem 400.000 pessoas trabalhando só para esse parlamento, ao custo de 4.000  Euros a 27.000 Euros por mes. Os impostos em Bruxelas são de 55% porém o cidadão tem escola e saúde de graça e de boa qualidade. a renda per capita aí e a maior da Europa chegando a 2.200 euros por mes. Se perdes o emprego ganhas do governo 800 euros por mes para se manter. Outro detalhes te pagam por filho nascido a quantia de 180 euros. Enfim curiosidades. A Belgica esta sem prmeiro ministro (pasmem) ha 19 meses, pois o povo esta contente do que jeito que esta e nao se apressam para resolver. Como na Bélgica tem um Rei que por sinal esta velho e quer abdicar do trono para seu filho, ele esta impedido de faze-lo por não haver Parlamento. Curiosidades desse velho continente. Bruxelas é lindo mesclando antiguidade com modernidade. A comunidade Europeia e composta por 27 países e todos os meses há uma reunião com os 27 primeiros ministros desses países, imagina Angela Merckel, Sarkozi, Zapatero e outros juntos todos os meses nessa cidade. Percebe-se muitas obras modernas na cidade. A praça principal segundo Victor Hugo (escritor) é a mais bonita da Europa, de fato muito bonita mesma a praça, onde fui (pasmem) roubado. Era de noite e meu Hotel era exatamente a 50 metros da Praça então fui comprar um regalo para Rigollon e depois estava acontecendo um show de musica classica com show de luzes numa Igreja que existe na praça. Tudo muito lindo, aproveiti sentei num barzinho (exitem vários um do lado do outro) e pedi uma degustaçao de cervejas, onde vem em taças de vinho 5 tipos de cervejas e o garçom te explica como  degustar uma após a outra. Enquanto degustava e apreciava o show, resolvi com meu celular filmar o show, nesse momento virei para de frente da Igreja e deixei o pacote com o presente do Rigollon na mesa. Depois de filmar e acabar de degustar fui me levantar para ir embora e dei falta do pacote com o presente. Nesse momento o garçom veio e me perguntou o que estava acontecendo e eu disse sumiu o pacote que eu tinha aqui misturando um ingles e espanhol que ele entendeu e fez aquele gesto que conhecemos no Brasil de que eu tinha sido furtado. Confesso que comecei a rir pois não podia acreditar que tinha sido roubado na Praça Principal de Bruxelas. Enfim fui até a Loja novamente e comprei outra camiseta para Rigollon e a menina da loja ficou constrangida coma situaçao e me pediu varias vezes desculpas e eu disse para ela nao se desculpar porque nao tinha culpa, porém ela estava envergonhada e me deu um regalito (imã de geladeira para me conformar) muito gentil da parte dela. ela disse para eu me cuidar pois ela também já tinha sido furtada. Enfim agora olho vivo em todos os lugares porque voce fica meio idiota com tanta beleza e facilita a guarda e pronto ja te levam tudo. Tomei cervejas Duvel e comi uns frios. Depois já fui para o Hotel dormir pois no dia seguinte viajariamos a Brugges. Bem acordei e de novo a malandragem, todos já estavamos com nossa mochilinha para dormir em Brugges e novamente apesar de Brugges estar a 40 minutos de Bruxelas fomos para o Hotel as 20hs (claro pernoite é mais barato, a essa altura eu ja estava falando para os gringos e todos me diziam descobrimos o segredo de Trini rsrs) Brugges e muita linda com construçoes do século X, XI, XII em perfeitas condiçoes. Seus canais são charmosos e o passeio de barco muito bonito e romantico. Tem  suas historias também porém impossivel de contar tudo aqui pois a guia liga uma vitrolinha e sai falando em castelhano e nao para mais rsrs. Miterrand ex-presidente da França e falecido disse que Brugges era a cidade mais bonita da Europa, segundo a guia sempre. Postei varias fotos no facebook onde apareço em alguns lugares pitorescos, porém já tirei mais de 300 fotos e que por falta de tempo não postei. O almoço em Brugges estava por conta da excursão e foi num Restaurante da Praça Central e estava bom. Esses almoços incluidos são simples porém não são tão ruins assim. A cidade tem uma rua de compras para lembranças e outras coisitas mais. De noite fui com um grupo de mexicanas jantar no centro, pois elas nao queriam ir sozinhas e fiz a gentileza de acompanha-las (fotos no facebook) comi um linguado rechedo com lagostino que estava muito bom e tomei duas trapiches de meio litro cada. Conta 40 Euros e assim se vão os euros rsrsrs. Bem amigos agora estou indo para Antuérpia ainda na Belgica e depois Amsterdan. Beijo no coraçao de todos.

3 comentários:

  1. Esse lANCE DE ficar bobo em outro país é comum mesmo. A gente acha que essas coisas não acontecem fora daqui, mas na real, ladrão não tem nacionalidade. Sorte que foi só o presente. Já pensou se fosse a carteira com passaporte e tudo? Bjos.

    ResponderExcluir
  2. É pai, presta atenção aí... Mas que bom que você está curtindo!!!

    Pelas fotos você está com uma cara mto boa... mas não esquece de se proteger bem do frio aí e descansar de vez em qdo!

    Te amo. Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Estou me divertindo muito. Hoje um pouco mais triste pois me separei do grupo dos colombianos, mexicanos e argentinos que tinha me dado mt bem. vamos ver o novo grupo amanha rumo a Austria como vai ser. Bjs sds. te amo tb. Papai

    ResponderExcluir