terça-feira, 20 de setembro de 2011

Europa 3o e 4o Dias - Paris - Cidade Luz e Linda muito Linda.

Olá familia, amigos e amigas, depois de oito dias na Europa a saudade de todos vai aumentando progressivamente, porém a correria da viagem não me deixa entristecer e dessa forma esqueço a saudade e aproveito a viagem ao máximo que posso. Não tenho conseguido escrever pois ora, nao tem Internet, ora tenho que dormir cedo para viajar ao dia seguinte. Porém quando dá escrevo pois é uma forma de lembrar momentos dessa viagem que já estão ficando para trás. Peço perdão aos meus queridos e diletos leitores pelos erros de acentuçao, virgulaçao, pontuaçao, pois o tempo nao permite corrigi-los, porém o meu objetivo e passar um pouco do que estou vivendo por aqui nessa viagem ao velho continente. Bem já tinha falado de Londres, agora vou falar de Paris. Eu já tinha estado em Paris em 1.998, chefiando uma delegaçao de xadrez de jovens que foram disputar um mundial na Eurodisney. Naquela ocasião André e Flavio viajaram comigo, Andre com 12 anos e Flavio com 10 anos. Além deles nos acompanhou também o saudoso sogrão Adelino Marques. Bem naquela ocasião nao pude aproveitar muito Paris pois estavamos presos ao um Hotel que ficava na Eurodisney local distante de Paris. Agora foi diferente. Aproveitei bastante Paris. Paris continua linda e cheia de turistas. Conheci um grupo  da Colombia onde ha um senhor Humberto que é dono de uma agencia de viagens em Medellin. Ele nos guiou por Paris através do Metro e dos trens. O transito em Paris é caótico, principalmente na hora do rush. Portanto andar de metro em Paris foi uma experiencia muito interessante, da mesma forma que foi em Londres. No primeiro dia chegamos as 20hs e fomos passear de Bateux Moche pelo Rio Senna. Do barco se avista a cidade de Paris e seus principais monumentos. No dia seguinte fomos a Torre Eifell que sempre nos impressiona com seu tamanho e quando foi feita, no seculo XIX, aos fins dos anos 1800. É o local turistico mais visitado e fotografo do mundo. Por causa dos fortes ventos só nos deixaram subir ao segundo andar. Já em 1998 subimos até o topo. Porém já do segundo andar a vista de Paris e linda e deslumbrante. De tarde ja separados do Grupo da Excursao e guiados por Humberto fomos caminhando e conhecendo Paris, onde tudo é grandioso, Teatro da Opera, belissimo e com uma fila imensa para visita-lo. Depois fomos ao Museu do Louvre o maior do Mundo. Lá as obras mais visitadas são a Gioconda de Da Vinci e a estatua Venus de Milo. No mais são mais de 32.000 peças espalhadas pelo Museu o que levaria dias para visitar a todas. De noite ao sair do Museu seguimos pela Avenida Champs Elises até o Arco do Triunfo. Lindo passeio com a Avenida lotada. De noite fomo ao famoso Moulin Rouge onde com certeza lembrei dos meus dois filhos pois eles viram o DVD Moulin Rouge umas 15 vezes. Mais de 1200 pessoas ao preço de 100 euros cada em media. E pasmem fomos no segundo show do dia que começou as 2330hs. Eles faturam muita grana. O show musical é bom sem grandes novidades, porém tem tres atrações, um ventriloquo, dois acrobatas e um malabarista que fazem um show sensacional. O ventriloquo pelo que pude sentir foi o que mais agradou. Já no terceiro dia fomos de metro a Catedral de Notre Dame que é muito linda e tem suas historias. Depois fomos ao Palacio de Versailhes e os Jardins de Versailhes. Até agora na viagem foi o que mais me impressionou. Para entrar no Palacio 15 euros e para passear pelos jardins mais 8 euros. Tudo se cobra. Porém vale a pena. Tirando a muvuca pois sao milhares de turistas visitando o local os franceses sao ber organizados e voce consegue curtir bem tudo. O que me impressionou foi que em Paris todos esse monumentos citados são grandiosos, como se na época a França quissesse mostrar sua  imponencia ao mundo. Saindo do museu fomos a Mon Martre onde os intelectuais do mundo todo se encontram e pensam em escrever seus livros. Além dos intelectuais os artistas também aí se encontram. Por aí existrem varios bistros onde eles se reunem e se encontram. Local agradavel e o ponto mais alto de Paris onde se pode ver Paris de uma forma difernet da Torre Eifel. Ai terminamos nosso passeio a Paris ao fim da noite no domingo. Bem Paris esta linda e acho que vou voltar algum dia porém com mais tempo, por exemplo uns sete dias no minimo e no maximo 10 dias, pois não dá para fazer nada menos que isso. Humberto sugeriu que se alugasse um apartamento (que não é caro) e ficasse por uns dois meses para conhecer bem Paris. a França recebe hoje 60 milhoes de turistas ao ano cerca de 500 mil ao mes e 20 mil ao dia. Todos comprando e trazendo divisas para a França que explora como ninguem o Turismo. Quanto ao preços tudo muito caro se comparado aos preços brasileiros, a saber Café em média 3 euros (R$ 7,50) Cerveja em média 7 euros ( R$ 17,00) comida, cada refeiçao nao sai por menos de 30 a 40 euros, com cerveja ou vinho. (R$ 80 a 100,00) em lugares simples sem sofisticaçao. Bem se voce pretende vir a Paris prepare o bolso, como também no resto da Europa. Bem amigos vou ficando por aqui amanha se possivel vou falar sobre Bruxelas a capital da Europa (onde pasmem fui roubado na noite de segunda feira, porém so me levaram um presente, uma camiseta que tinha comprado para o meu amigo Rigollon, amanha conto com calma essa historia) e depois sobre Brugges que também me impressionou muito. Fotos no facebook. Bjs no coração de todos. Valeu.

2 comentários:

  1. Salve, salve, Horácio!

    Que bom ver que vc está se divertindo, apesar de deixar o Rigollon inconsolável com essa história da camiseta.
    Foram-se os tempos em que era brasileiro que assaltava na Europa, né? Vê se dá o troco e "afana" uma Mercedes daquelas do outro post, afinal eles nem vão se importar, baratinha, baratinha.
    Que os ventos sejam ainda melhores nas próximas etapas.
    Abração e Avante!!

    Filguth

    ResponderExcluir
  2. Grande Filguth como voce mesmo escreveu brasileiro sendo roubado em Bruxelas, rsrs. Porém como não sou de me abater, fui la e comprei outra camiseta e a moça que atendeu me pediu desculpas por eu ter sido furtado. Eu disse voce nao tem que me pedir desculpas pois não foi voce que me roubou, ela disse que estava constrangida e no fim me deu regalito (imã de geladeira) ela ficou indignada, porém disse que também ja tinha sido roubada (roubaram-lhe a bolsa). De resto maestro estou aproveitando bem e me divertindo dando muitas risadas com os colombianos, mexicanos, argentinos por aqui. Saudades de tomar um bom vinho com voce. Porém logo nos vemos. Abraços Horacio

    ResponderExcluir