sábado, 24 de setembro de 2011

8o, 9o e 10o Dias - Antuérpia - La Haya - Amsterdan - Colonia - Frankfurt

Olá familia, amigos e amigas. Novamente aqui trazendo novidades da minha viagem pelo Velho Continente. Como já havia informado nos blogs anteriores a viagem está linda, porém muito cansativa e corrida. Por isso  não consigo blogar diariamente. Hoje estou em Viena onde acabo de chegar as 21:30hs foram 13,5 horas de viagem desde Frankfurt. Bem vamos aos fatos. No oitavo dia saimos de Bruges e seguimos para Amberes-Antuérpia ainda em solo Belga. Trata-se de um porto muito interessante e navegavel e que possuiu prédios antigos e Castelos Medievais junto ao porto onde antigamente defendiam a cidade. Na Catedral principal tem quadros lindissimos do artista Rubem, porém tem que pagar para visitar as obras. Falar em pagar, tudo se paga na Europa inclusive para ir ao banheiro mesmo em Bares e Restaurantes, no minimo 0,50 a 1,00 euro para utilizar os banheiros. Postei algumas fotos da Antuérpia no Face. Saindo da Antuérpia seguimos para La Haya capital da Holanda, onde o Rei fica sediado. A cidade de Haya tem poucos prédios antigos e já tem cara te grande metropole. Almoçamos num restaurante com uma decoraçao lindissima. O que chama a atençao desde que saímos de Bruges é a quantidade de bicicletas que existem. Na Holanda inclusive as bicicletas ficam estacionadas no centro aos milhares e nenhuma tem dono, o cidadão chega larga a bicicleta lá e vai trabalhar na volta pega a primeira que estiver ao seu alcance e vai embora. Quando a bicicleta quebra eles jogam a bicicleta no Rio e a prefeitura de dias em dias vai recolhendo e concertando e devolvendo as bicicletas. As bicicletas tem preferencia nas calçadas, isso mesmo amigo, elas andam na calçada e buzinam para voce sair e voce tem que respeitar, muito interessante, se voce vacilar é atropelado por uma delas. Abaixo do blog vou postar uma foto com o estacionamento das bicicletas em Amsterdan. Uma das criticas que estou fazendo a essa viagem é o fato deles colocarem no Roteiro que voce vai visitar Haya, Antuérpia, Frankfurt, Colonia, porém voce só visita a praça ou catedral principal e fica por umas duas horas nessas cidades e nao aproveita nada do que a cidade tem para oferecer. Se eu viajar novamente vou procurar pacotes com no minimo tres dias em cada lugar para voce ao menos conhecer superficialmente cada localidade. Bem de volta a estrada fomos para Amsterdan onde chegamos ao fim da tarde e fomos conhecer uma fabrica de diamantes. Muito interessante o processo e depois voce pode comprar essas reliquias por preços inimaginaveis para nossos bolsos. Abaixo foto da fabrica e video explicando como isso é feito. Depois da visitaçao a fabrica já fomos diretamente fazer o passeio de barco pelos rios de Amsterdan. Muito interessante o passeio com fotos postadas no Face. Voce passeia pelos rios e ainda conhece o Porto de Amsterdan e avista os predios com variados tipos de decoraçoes, Art D'ecor, Gotico, Barroco, Art Neuvau e por aí vai. Ao final já esgotados com a viagem e o passeio de barcos fomos para o Hotel onde jantamos. Os Hoteis a medida que vamos trocando de cidade vai melhorando o nível chegando na maioria das vezes ser de quatro estrelas. No dia seguinte de manha fomos visitar duas cidadezinhas vizinhas a Amsterdan chamadas Merken (Protestantes que nas igrejas para diferenciar tem um galo em cima da cruz) e Volendam (Católica). Entre as duas cidades pudemos participar de uma desgustaçao de queijos numa  fazenda local e saber como os mesmos são feitos. Merken é uma cidadezinha onde seus moradores parecem que não saíram do passado e mantem velhas tradiçoes inclusive nas vestimentas. Já em Volendam onde almoçamos num restaurante tipico Holandes seus moradores já estão mais modernizados. Muitas lojas no mar do norte como eles chamam. E também nos é explicado como a Holanda resolveu seus problemas de enchentes quando o mar do sul se encontrava com o mar do norte, sendo a unica cidade do mundo que tem uma grande parte com suas casas abaixo do nivel do mar. Os moinhos eram utilizados nessa obra de engenharia para jogar de uma lado para o outro o excesso de agua quando havia. Foram construídos grandes diques para que a tragedia que aconteceu em 1912 nao voltasse mais a ocorrer. Muito interessante tudo. A tarde fomos visitar o famoso Bairro Vermelho onde as prostitutas ficam em umas vitrines e fazem o programa a 50 Euros 20 minutos (como disse a guia que era holandesa una rapidinha rsrsrs). As mulheres tem para todos os gostos desde as mais feias e gordas até as mais bonitas e jovens passando por travestis e homens. Esse bairro existe desde 1930 e é uma atraçao a parte para todos. Nao se pode fotografar. Do lado desse bairro uma rua onde se vende maconha ao ar livre e nas lojas e bares. Paramos num deles porem ficamos somente na cerveja. Entramos em algumas lojas que tem todos os produtos para preparar o fumo. Além disso muita gente fumando nos bares das ruas. Nao deixa de ser interessante, pois não é proibido e fuma quem quer. A noite jantamos em uma parrilla argentina que estava muito boa. De volta ao hotel para viajarmos para Colonia e Frankfurt. Mais uma viagem longa onde paramos na cidade de Colonia e conhecemos a Catedral que também é muito linda com vitrais e gigantesca como todas as outras que vimos. Todas as cidades tem sua história e principalmente sobre a Segunda Grande Guerra Mundial. Almoçamos em Colonia. Seguimos para Frankfurt porém paramos antes para fazer um passeio de barco pelo Rio Reno. Muito interessante o passeio onde o barco mais parece um navio do que um barco. Além disso voce no passeio se depara com um monte de Castelos Medievais que protegiam a cidade dos invasores nos tempos antigos. Após o passeio seguimos para Frankfurt onde jantamos e conhecemos a Catedral de Saint Paul. Essa visita a Colonia e Frankfurt não deu para conhecer absolutamente nada pois nao ficamos mais do que duas horas em cada cidade. Fotos postadas no Face. Agora já no décimo dia de viagem constato que todos os lugares tem suas belezas e histórias. Ao longo da viagem o que vejo sao infinitos campos todos bem trabalhados. Apesar do real estar valorizado viver aqui e dificil pois uma cerveja nao sai por menos de 4,00 euros. Um café por menos de 3,0 euros e comer nao sai por menos de 20,00 euros. A vida em euros não é facil não meus amigos.  Bem hoje já estou em Vienna na Austria e amanha vamos conhecer a cidade. Hoje ainda almoçamos numa cidade chamda Regensburg muito interessante também porém ficamos só duas horas o que impossibilita falar algo mais sobre ela. O que chama atençao em todas é que todas tem rios e todos sao navegaveis. Infelizmente nao consegui postar o video e as fotos vou ver se consigo depois . Beijo no coraçao de todos.