terça-feira, 18 de outubro de 2011

Europa 26o ao 34o dias - Espanha - O Grove- Final da Viagem

Olá familia, amigos e amigas, como havia prometido aqui estou eu de novo para escrever provavelmente meu ultimo blog sobre a viagem. Digo provavelmente pois acredito que ainda vou escrever algumas coisas mais quando estiver em Santos tranqüilo e revendo o que escrevi e que, com certeza, vou lembrar de outras tantas coisas que não escrevi. Pois bem, sábado dia 08.10.2011 eu e meu Pai fomos pegar o carro que eu havia alugado na Sixtcar (uma excelente empresa de locação de automóveis, indicação do Roque). Eles se atrapalharam um pouco pois pela Internet eu pedi o carro para 10hs porém meu pai na sexta feira foi lá pessoalmente e pediu para entregarem no hotel as 8:30hs, houve um desencontro de informações e acabaram entregando o carro somente as 11hs. Como eu disse ao meu pai, estamos de férias mesmo então não passa nada. Eu havia escolhido pela Internet um I30 da Hyundai, porém eles me entregaram um Kadet que aqui é da Opel e não da Chevrolet. O carro estava novo e era muito rápido, sem perceber na estrada as vezes olhava e já estava a 180km. Meu pai ao lado falava vai devagar, vai devagar rsrsrs. Enfim seguimos para o Grove e levamos seis horas para chegar. Chegamos por volta das 17:30hs. Fomos recebido com festa pela família do meu Tio Juan. Lá estavam Amparito, Samuel, Daniel, Raquel além do Tio Juan é claro. Logo nos instalamos no primeiro piso da casa que é muito confortável, meu pai ficou num quarto e eu em outro e havia um terceiro quarto, além de dois banheiros, sala, cozinha e sala de cozinha e ao fundo o quintal da casa. Logo fomos convidados a experimentar o famoso vinho Alvariño como aqui eles denominam. Trata-se de um vinho aqui das Rias Baixas que é branco. Os vinhos que tomamos foram feitos pelo próprio Samuel que plantou as uvas, depois colheu, moeu e extraiu um excelente vinho comparado aos melhores Alvariños que são comercializados na Região. Eu tomava como se fosse água e não sentia absolutamente nada, nem dor de cabeça e nem ressaca. Esse vinhos podem chegar facilmente de 20 a 30 euros a garrafa. Só para se ter uma  idéia a safra esse ano havia sido tão boa que Samuel conseguiu fazer mais de 800 litros. Em seguida fomos para festa do Marisco que estava a todo vapor. Trata-se de uma festa tradicional aqui do Grove e que é realizada há quase cinqüenta anos.Uma coisa que me chamou a atenção na festa foi que todos comem em pé. Existem as mesas, porém não existem cadeiras. Perguntei o motivo e me explicaram que é para o pessoal girar mais pois são muitos querendo comer e se colocarem cadeiras, o pessoal senta e não levanta mais. No domingo fomos visitar os parentes do meu Pai. Começamos pela irmã, Tia Pura que é muito simpática e tem um lindo sorriso no rosto. Estava com seu marido e logo nos invitou a lanchar  na segunda feira no final da tarde. Saindo de lá fomos visitar Maria José, sobrinha do meu Pai e que também nos convidou para almoçar na Terça-Feira. Em seguida fomos ao Hotel Maruxia do sobrinho Tucho e da sobrinha Merceditas. Também marcamos de almoçar na sexta. E por fim fomos a casa da sobrinha Luiza que tem a idade do meu pai. Em todos os lugares fomos recebidos com muito carinho. Hora do almoço, comemos na casa do Tio Juan excelentes pratos da região preparados com muito carinho pelos primos Samuel e Amparito. Foram Navarras, Almejas, Camarão, Vieira entre outras delicias. O que eu  não tinha engordado na viagem a Europa começava a engordar aqui no Grove. No começo da noite fomos visitar mais dois sobrinhos, Manuela e Antonio. Novamente fomos recebidos com muita atenção por todos. prima Manuela e seu marido estavam um pouco tristes porque haviam perdido um filho (faz sete anos perderam um filho de 29 anos por um tumor raro no joelho). Apesar do tempo, principalmente prima Manuela sentia muito a perda do filho que além de jovem era um esportista. Bem são aqueles tipos de situação na vida que não há muito o que explicar, principalmente para quem já viveu esse tipo de situação. Tentei confortar a prima Manuela dizendo que onde quer que estivesse seu filho ele ia querer vê-la feliz e com saudades, porém não chorando e de tristeza. Disse ainda que temos que agradecer a Deus por ter dado a oportunidade de convivermos (mesmo que pouco tempo) com pessoa tão especial e tão boa. Porém senti que minhas palavras não surtiam muito efeito diante da sua dor. Meu Pai não sabia da morte do sobrinho. Ficou surpreso também. Saindo daí fomos ao outro sobrinho Antonio casada com Rosa e da mesma forma fomos ultra bem recebidos e conversando bastante quando fomos ver já era meia noite. Segunda feira conforme havíamos planejados acordamos bem cedo e fomos ao Porto em Portugal. Levamos duas horas para chegar. Trata-se de uma cidade bonita e que tem seus encantos, porém precisava de mais tempo para conhecer melhor suas belezas. Pegamos um ônibus de turismo e passeamos pela cidade e fomos até Vila Nova de Gaia, onde descemos e almoçamos um delicioso bacalhau na brasa. As quatro horas voltamos pois tínhamos o compromisso com Tia Pura e sua familia que nos esperavam para o jantar. Chegamos 18:30hs e lá estavam todos nos esperando. Tia Pura, seu marido Moncho e a filha Purita e seu marido, seu filho Pablo e sua filha Ana. Estavam também a filha de Purita com seus filhos (bisnetos da Tia Pura) e logo em seguida chegaram os maridos e também a esposa de Pablo. Conversamos muito sobre todos os assuntos, religião, política espanhola e brasileira. Falamos sobre a Europa e a crise. Enfim tudo muito animado. A comida também regada a vinho branco e tinto (caseiros) e tortilha espanhola, Jamon espanhol, camarão, empanada e a barriguinha crescendo rsrsrs. Terça feira fomos passear pelo Grove e suas praias. Na hora do almoço fomos a prima Maria José que também como os demais da familia nos preparou uma  excelente comida. Vieiras, Pimentões, Pasteis, Carne. Nesse dia eu não me sentia bem de saúde e fui dormir de tarde. De noite fomos a festa do Marisco pois cantaria ali um primo nosso Anselmo que tem 61 anos e tem uma banda famosa no Grove os Beyers Boys (lembrei do Blow Up). Como vêm a semana ia  passando rapidamente. Na quarta feira, feriado local, fomos passear com Tio Juan e visitamos o cemitério onde estão enterrados meus avós e três tias. Encontramos um outro primo Lino. Na hora do almoço tio Juan nos convidou para picar (tomar um aperitivo) na Pulperia Pichi. Depois fomos para casa do Tio Juan onde almoçamos novamente comidas regionais e muito boas. De noite fomos a Cambados uma cidade do outro lado da Ilha que também é muito bonita. Tem igrejas e castelos medievais. Ruas estreitas, muito interessante. Na quinta feira fomos logo cedo para Santiago de Compostella que eu também já conhecia, porém como já faz 36 anos está tudo muito diferente. A cidade tem muitos estudantes além de muitos turistas muito deles peregrinos (que fazem o famoso caminho de Santiago, que pode ser feito a pé o mais tradicional, de bicicleta e a cavalo). Os caminhos podem ser feitos desde onde você saia, de 10 a 30 dias.  A catedral é muito bonita além de sua praça principal. Você tem que ficar um par de dias para conhecer bem Santiago. Ficamos o dia inteiro lá. Na viagem de volta paramos na Praia de La Lanzada que pertence ao Grove e vimos e fotografamos um lindo por de sol. Aliás eu nessa viagem não soube o que era chuva. Para vocês terem uma idéia no Grove não faz o calor que esta fazendo em pleno meados de outubro desde 1.940, ou seja 71 anos. Todos dizem que esta estranho esse calor. Já começam a se preocupar em racionar água pois os reservatórios baixaram muito. Para mim foi ótimo, clima de Brasil como todos me falavam. Na quinta de noite como chegamos tarde fomos apenas ao Hotel do primo Tucho confirmar o almoço da sexta, feira, porém ele nos convidou a tomar um vinho num bar local comendo algumas tapas. Já era sexta feira e fomos passear pelo Grove de manha e as 1330hs fomos almoçar com primo Tucho e prima Merceditas que nos levaram num Restaurante novo porém muito bom, comemos tapas e um prato principal de carne que estava muito bom. Tudo isso que escrevo está registrado nas fotos que postei durante a semana onde vocês poderão além de ler o que escrevo ver também. Na sexta feira de noite o meu amigo GM Alejandro Hoffman veio e nos levou a um Restaurante 5 garfos aqui do GRove  denominado D”Berto. Comida excelente. Comi Perceves que é um tipo de marisco que dá na Pedra aqui na Galícia. Além disso saboreamos três tipos de peixes na plancha  ( na grelha) que estavam simplesmente divinos. Hoffman continua o mesmo Gentleman de sempre, está feliz com a qualidade de vida que leva aqui na Europa onde já está faz 11 anos. Continua ministrando classes de ajedrez. Vive em Vigo uma cidade que fica a uns 50 minutos do Grove. Depois de jantar fomos ao Cassino de La Toja. Não havia muitas pessoas para uma sexta feira, porém se jogava um Torneio de Texas cujo primeiro premio era de 1.100 euros. Mesas de roleta e 21. Bem aí já chegava o sábado praticamente o último dia no Grove já que no domingo viajaríamos para Madrid para a viagem de retorno ao Brasil. No sábado logo cedo fui caminhar pelo calçadão beira mar até a Ilha de La Toja. O dia estava lindíssimo e aproveitei bastante. Na volta fomos almoçar na prima Luiza que lá estava com seus filhos Loly, Pancho e Manolo. Os três netos e as respectivas esposas dos filhos. Loly a filha é solteira. O que é estranho pois é muito bonita. Perguntei a ela o porque tão linda e ainda solteira ela me respondeu que precisam ter mais brasileiros na Espanha. O almoço como em todos os outros lugares que almoçamos estava divinamente preparado pela prima Luiza com iguarias locais, camarões, gambás, centollo, necoras enfim só coisa boa. Sobremesa também com vários doces. Depois fomos a uma cafeteria tomar um café. Já eram quase 18hs. De lá saímos e fomos visitar a Casa Rural que fica em Sanxenxo uma praia local cuja propriedade é de um primo do Samuel. Nessa casa ficaram hospedados em 2.002 os Reis da Espanha e familia. A casa é toda em pedra e muito charmosa. Na volta na casa da Amparito mais tapas (aperitivos) e um bolo para comemorar o aniversário do Tio Juan e do primo Samuel. Tudo muito gostoso. Eles gostaram da forma que no Brasil cantamos parabéns que é diferente de lá. Hora de fazer as malas e no domingo as 10:30hs deixamos o Grove rumo a Madrid. Com certeza vou voltar pois além de lindo o lugar somos muito bem tratados por todos. Todos são muito carinhosos com nós. Acho que meu Pai deve vir mais vezes comentei isso com ele. Eu particularmente pretendo voltar mais vezes, porém sempre dando uma esticada em algum país da Europa. Em Madrid ainda fomos ao Museo do Jamon jantar. Na segunda la estava eu naquele imenso Aeroporto de Madrid para pegar o avião de volta. Estou escrevendo o final desse blog já da minha sala no escritório na terça de tarde. Meu pai ficou e volta amanha de tarde chegando aqui na manha de quinta feira. Na chegada em São Paulo Ines e Patricia me aguardavam. Depois fomos a Pizzaria Marguerita onde encontramos meus filhos Andre e Flavio com Flavia. Além do amigão Rigollon e os sobrinhos Rodrigo e Thiago. Todos me acharam mais magro (acho que engordei no Grove uns três quilos) e queriam saber das novidades, porém já era tarde e não deu par contar muita coisa. Bem amigos sobre a viagem esse é meu último blog, porém prometo que sempre que houver alguma novidade boa volto a escrever essas mal traçadas linhas. Obrigado pela paciência a todos que conseguiram me acompanhar até o final nesse blog. AVALIAÇÃO final da viagem: Valeu a pena já estou planejando a próxima corrigindo alguma coisa com a experiência dessa primeira viagem. Beijo no coração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário